Fundada com o nome de São João Batista do Ribeirão Claro, nome que foi mais tarde alterado para São João do Rio Claro, a cidade, por força da Lei Estadual nº 975, de 20 de dezembro de 1905, teve sua denominação alterada para Rio Claro; hoje, faz parte da listagem das 20 cidades de médio porte do país onde o futuro já chegou, conforme a ed. 2180, da revista Veja.

Para Rio Claro, o principal destaque é dado para a educação, como o próprio título da página 104 da revista aponta: “No ritmo da educação”. O texto afirma “Rio Claro leva a educação a sério. Sua unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outras oito faculdades particulares mantêm 8 mil alunos nos cursos de graduação e de pós. O melhor de todos os colégios públicos paulistas, a Escola Técnica Estadual Armando Bayeux da Silva emprega 70% de seus formandos”.

No quesito empregabilidade a publicação relata que em 2000, “a economia local dependia de um único setor, o de cerâmica”, mas que nesta década, a cidade atraiu fábricas de eletrodomésticos e instrumentos médicos.

O crescimento da construção civil é exemplificado com os números divulgados para os aluguéis de equipamentos listados pela Casa do Construtor.

De acordo com a reportagem, Rio Claro conta com 185 mil habitantes e um PIB (produto interno bruto) de 3,9 bilhões de reais. Com 6% de crescimento econômico anual, a cidade tem a perspectiva de se tornar um polo de tecnologia médica.

Fundação: 10 de junho de 1827
Distância de São Paulo: 190 Km

Área: 498,008 Km2
População: 187 637 habitantes (Censo IBGE 2011)