Estância Turística de Itu
Conhecida por tudo lá ser de tamanho exagerado, Itu ganhou essa fama através do comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Itu já foi a cidade mais rica do estado, pois lá residiram muitos “barões do café” e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à Proclamação da República do Brasil, em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.
Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de “Estância Turística”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.
Fundação: 02 de fevereiro de 1611
Distância de São Paulo: 102 Km
Área: 639,981 Km2
População: 156 983 habitantes (Censo IBGE 2011)