Adamantina/SP
O nome dado ao município respeitou o critério utilizado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, segundo o qual aos locais de parada deveriam ser atribuídos nomes femininos, de acordo com uma sequência alfabética. Outra vertente histórica, liga o nome da cidade à uma pessoa ligada a um dos membros da referida Companhia.
A criação da cidade também está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que no ano de 1937 passou a desenvolver a região do espigão do Aguapeí-Peixe, iniciando a colonização da área , oque já era feito no Estado de São Paulo. A empresa Boston Castle Company Limited também participou do projeto. Foi aberto em 1938, um novo caminho na mata com o aproveitamento de trilhas mais antigas. Foi iniciada também a abertura das estradas laterais de acesso. O engenheiro Alberto Aldwini foi o responsável pelo trabalho. A venda de terras para colonização, evitou a formação de grandes área, dando origem a propriedades com área média de 10 alqueires, todas interligadas por estradas e com acesso a água.
O ciclo cafeeiro e a chegada da ferrovia que terminava no município proporcionaram um rápido crescimento da cidade e da região que ia até o Rio Paraná. Em 24 de dezembro de 1948, foram criados o distrito e o município de Adamantina com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e do distrito de Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista.