Vinhepaper, grande ganhadora da Campanha Volta as Aulas 2018

 

De fundação italiana, uma pequena vila, inicialmente chamada Rocinha, começou a ser povoada em 1620 por bandeirantes, tropeiros, italianos e alemães que se locomoviam pela velha estrada de Campinas, popularmente chamada de Estrada da Boiada, onde havia um intenso comércio entre a região cafeicultora e a capital paulista.

Já em 1840 com a abolição da escravatura, mais imigrantes italianos chegaram para suprir a falta de mão-de-obra. Em 31 de outubro de 1908 a vila Rocinha passou a condição de Distrito de Paz, pertencente a Jundiaí. Nesta ocasião foi introduzida a cultura da uva como principal produto agrícola, fazendo com que a vila entrasse em ascensão econômica e política.

A partir de 1920, começaram chegar as primeiras indústrias ao Distrito. Em 1948, um plebiscito oficializa a emancipação da Rocinha e seu desligamento da administração de Jundiaí. Em 02 de abril de 1949, a Rocinha torna-se Município com o nome de Vinhedo. Durante as décadas de 50, 60 e 70 a produção de uva e vinho impulsionou o desenvolvimento da cidade. A tradicional Festa da Uva (e do Vinho), que é realizada desde esta época, também atrai pessoas das cidades vizinhas e de outros Estados.

Com o crescimento das empresas nos anos de 80 e 90, houve a criação de um grande número de condomínios, com residências de alto padrão.

Devido à proximidade do Aeroporto Internacional de Viracopos e dos parques Wet’n Wild e Hopi Hari, localizados em Itupeva, Vinhedo recebe grande visitação turística.

O desenvolvimento de Vinhedo fez com que houvesse grandes investimentos em Educação e Saúde, garantindo ao município um dos maiores IDHs (qualidade de vida) do país.

Aniversário: 2 de Abril
Distância de São Paulo: 75 Km
Área: 81.742 km2
Altitude: 725m
População: 66.549 hab.
Municípios limítrofes: Itupeva, Itatiba, Valinhos e Louveira
Região Metropolitana: Campinas