Considerado um dos polos turísticos mais importantes do Estado de São Paulo, a Estância Turística de Olímpia está localizada na região do Aqüífero Guarani, em uma região privilegiada no noroeste paulista. Distante a 430 km da capital São Paulo, possui uma área de 804 km e uma população estimada em 52.650 habitantes.

Sua economia também é baseada na agroindústria e comércio, mas o Turismo vem se destacando e ganhando impulso com a expansão do Clube Thermas dos Laranjais (veja), um dos mais importantes parques aquáticos do Brasil, que recebe diariamente milhares de turistas, atraídos por suas águas termais e uma grande variedade de atrativos que o clube disponibiliza.

O Thermas está localizado num lindo vale, naturalmente protegido e enfeitado pelo verde exuberante do local. De fonte mineral, naturalmente aquecida pelas rochas submersas a mais de mil metros, o parque encanta ainda pela harmonia e aprimoramento paisagístico.

Com mais de 23 piscinas de águas quentes natural, o destaque fica por conta da que possui ondas e, também, o toboágua de 18 metros e seis pistas. Fica à apenas 2 Km do centro da cidade.

Olímpia também é referência em cultura popular e ostenta o título de “Capital do Folclore”, tendo no Museu do Folclore (veja), um dos mais completos acervos sobre o tema, sendo visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários Estados.

A cidade realiza anualmente o “Festival Nacional de Folclore” (veja) que em 2014 completa 50 anos. O festival é realizado na Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna”, o único recinto do gênero, conhecido mundialmente e por onde passam durante o festival mais de 150 mil pessoas.

O Festival Nacional de Folclore de Olímpia é um espetáculo ímpar, que reúne grupos de todos os Estados brasileiros, sendo considerado um dos maiores encontros da cultura brasileira, onde é possível observar e reverenciar as nossas origens e costumes.

População estimada: 53.010 habitantes
Área da unidade territorial: 804,64 Km2
Distritos: Baguaçu e Ribeiro dos Santos